Imersão artística com o Lume!!!!

No mês de Fevereiro os atores e atrizes integrantes do Grupo Teatral InSônia, viveram uma experiência única, intensa, renovadora e catártica.  O Grupo se dividiu entre vários cursos, sendo eles: “O Ator na Rua”, com Ricardo Puccetti; “Da Energia à Ação”, com Naomi Silman; “O Mundo Inteiro Refletido Numa Gota de Água”, com Yael Karavan; “O Corpo da Voz”, com Carlos Simioni e “Diálogos Sobre Produção”, com Cynthia Margareth. Apesar de ter sido muito pessoal o que cada integrante viveu e sentiu após a troca de conversas e compartilhamentos de aprendizados entre si, percebeu-se uma semelhança muito viva e forte entre as sensações vivenciadas. Isso se deve ao fato do Lume ter um estudo tão forte sobre mímesis corpórea, treinamento energético e ação física, que reflete com muita responsabilidade em seus trabalhos, criando uma identidade própria.

Aprender e descobrir o corpo como um instrumento de trabalho, explorando ele internamente e externamente, ultrapassando o que se acreditava ser o limite, superar a exaustão física, descobrir uma potência vocal escondida, estar em contato pleno com o outro, estar presente e totalmente entregue, junto com outras pessoas que também estavam nessa sintonia. O que não poderia ser diferente, são cursos que ou se vive plenamente, ou não se vive, não tem como estar pela metade. Isso, com certeza, foi o ponto crucial para que essa experiência tenha sido tão rica.

Respirar arte e teatro diariamente, nesse estar em contato com pessoas que vivem, almejam e se doam por essa paixão, vindo de tantos lugares, de regiões distantes do Brasil, de países longínquos, traz uma bagagem cultural e humana difícil de ser esquecida.

É com essa miscigenação de saberes, com essa energia ainda latente, que o Grupo Teatral InSônia começa seu novo trabalho de pesquisa, em um processo de criação onde se chegará a algum lugar, revisitando aqueles pontos antes não explorados, mas que hoje sabemos que existem. Buscando o aprendizado técnico e experimental, nossos atores e atrizes prometem apenas uma coisa, se entregarem por inteiro.

por Renata Carlomagno

* Projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura, Programa de Ação Cultural 2015

11042656_10200173785065389_8257343508223267058_n

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s