Vivência do Curso “Da Energia à Ação”

O segundo treinamento vivenciado pelos integrantes do Grupo Teatral InSônia, foi conduzido e ministrado pelos atores e professores Renan Eichel e Renata Carlomagno, que em Fevereiro fizeram o curso “Da Energia à Ação”, no Lume, com Naomi Silman.

Este slideshow necessita de JavaScript.

“Talvez a emoção de passar um curso deste como professora e vivenciá-lo como aluna seja quase a mesma, sem poder dizer qual é melhor ou pior, se é que existe essa classificação. A verdade é que apenas o olhar que muda, pois o envolvimento sempre será de plena entrega. Com essa visão indutora sobre o aluno, cria-se a responsabilidade de não deixar que ele desista e ter a sensibilidade para entender as particularidades de cada indivíduo, sabendo onde extrair o que eles podem oferecer de melhor. Mas engana-se quem pensa que esse “melhor” está nas facilidades, no corpo já tão explorado, com seus vícios, ou naquilo que o ator já mostrou que pode, esse “melhor” está nas dificuldades, onde justamente o ator demonstrou não conseguir chegar, porque no fundo ele consegue mas precisa de um estímulo, não com uma visão autoritária e sim parceira, que o induz a vencer o medo de chegar até esse lugar onde antes ele não imaginava ir.

A vivência musical também foi um complemento crucial de grande auxílio para a descoberta desses  novos caminhos e uma forte aliada na experimentação de novas sensações, além de um trabalho de pesquisa prazeroso, que estava intrinsecamente ligado a todo o treinamento, sendo parte viva dele. A música em junção com o processo criativo por meio de técnicas corpóreas específicas, criam uma união onde o racional e o emocional trabalham estando intimamente ligados ao estado físico. Se sente o exercício por meio de técnicas antes já experimentadas, como se o corpo criasse uma consciência própria, onde a emoção fala mais alto e o guia, mas sem deixar que ele se perca.

O incrível do trabalho de pesquisa é que mesmo atingindo resultados concretos ele nunca se finda, pois sempre teremos um novo olhar, um novo dia, novas sensações e o redescobrir estará sempre longe desse lugar comum, mesmo que em nossa memória corporal, consigamos acessá-las e revisitá-las afim de reproduzir da mesma forma de outrem.Talvez por isso esse curso tenha esse nome, “Da Energia à Ação”, algo que assim como a vida, nunca cessa, está sempre em movimento, sempre procurando esse pulso, essa vontade de criar energia para dela nascer a ação. Dessa forma o trabalho continua e ainda temos um longo caminho pela frente com muito mais coisas para experimentar e conhecer, mas aquelas já descobertas ficam guardadas em um lugar silencioso e especial, podendo ser acessadas sempre que quisermos, porque o que realmente move um trabalho como esse é acima de tudo muita paixão.”  

(Renata Carlomagno)

*Projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura, Programa de Ação Cultural 2015

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s